Alameda Grajaú, 279

Alphaville - Barueri SP

(11) 4166-7777

seg. à sex., das 9h00 às 17h00

Formação de carta de sentença em Cartório de Notas
Formação de carta de sentença em Cartório de Notas
Documento pode ser feito em Cartório de Notas facilitando o cumprimento das decisões

Entre as medidas de desjudicialização implementadas por regulamentos notariais de várias unidades da federação, está a carta de sentença. No Estado de São Paulo, o serviço foi disciplinado pelo Provimento 31/2013 da Corregedoria-Geral da Justiça. A norma traz uma alternativa mais ágil e menos custosa, facilitando o cumprimento das decisões, especialmente para fins de registro imobiliário.

As cartas de sentença representam um conjunto de cópias de documentos que integram os autos do processo e são exigidas pelo órgão a que se destina a decisão judicial. Antes da regulamentação, a emissão era feita exclusivamente nos fóruns, após o pagamento de taxas.

O documento é necessário, por exemplo, quando um imóvel deixado como herança no inventário será transferido ao beneficiado. Não é possível transferir o registro apenas com base na sentença, pois o Cartório de Registro de Imóveis exige a apresentação de outros documentos.

De acordo com a norma regulamentar, os interessados podem optar pela extração da carta de sentença pelo próprio ofício judicial ou levar ao Cartório de Notas de sua escolha. Nesse caso, o interessado deve entregar os autos respectivos (que deverá ser retirado pelo advogado, quando se tratar de processo em suporte papel) ou indicar os dados do processo judicial eletrônico para que o notário possa acessá-lo pela internet, no site do Tribunal de Justiça.

Documentos necessários
Para formar a carta de sentença, são necessárias cópias autenticadas da decisão a ser cumprida, certidão de trânsito em julgado (ou a certidão de interposição de recurso recebido sem efeito suspensivo), cópias das procurações outorgadas pelas partes e outras peças consideradas úteis ou indispensáveis ao cumprimento da ordem. O cartório formará a carta de sentença em cinco dias.

Alameda Grajaú, 279 - Alphaville - Barueri SP

(11) 4166-7777

tabeliao@tabeliaodebarueri.com.br

De segunda à sexta das 09h00 às 17h00

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.