Escritura pública garante segurança jurÃdica para transações imobiliárias
A escritura pública é o documento realizado no Cartório de Notas para oficializar situações e garantir
segurança jurÃdica para os atos e para as partes envolvidas. A elaboração é feita pelo tabelião, que
possui fé pública, evitando assim o risco de fraudes.
A formalização de negócios envolvendo bens imóveis por meio de escritura pública garante aos envolvidos
a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurÃdicos. Além disso, também ficam
arquivadas em livro próprio por tempo indeterminado, o que possibilita a emissão de certidões a qualquer
momento.
Realização por videoconferência
A partir do Provimento n° 100 do CNJ, os atos notariais, incluindo a escritura pública de compra e
venda, passaram a ter a possibilidade de serem feitos de maneira digital, na plataforma do e-Notariado.
Para isso, o interessado deve comparecer ao Cartório de Notas somente uma vez para emitir o seu
certificado de maneira gratuita. Ele dará acesso ao portal www.e-notariado.org.br onde os serviços são
feitos.
A realização por videoconferência garante praticidade e comodidade ao usuário que necessita do serviço,
já que a assinatura é feita de maneira digital, sem a necessidade de sair de casa. Contribui também para
o isolamento social, momento em que vivemos devido à pandemia da Covid-19.
Para realizar o serviço de maneira online, o interessado deve contatar o Cartório para obter a
informação da documentação necessária e apresenta-las para que a minuta seja elaborada. Após a
verificação, a data e o horário da reunião online poderá ser agendada para a assinatura da escritura de
compra e venda.
Nossos contatos:
Telefone: (11) 4766-7777
E-mail: tabeliao@tabeliaodebarueri.com.br