Reuniões Institucionais da UINL na Sérvia
Tabelião de Barueri – Alphaville, Ubiratan Guimarães, representa o Brasil em Reuniões Institucionais da UINL na Sérvia
Ao lado de representantes dos notariados de 90 países ao redor do Globo, o Tabelião de Barueri - Alphaville, Ubiratan Guimarães, integrou as reuniões institucionais da União Internacional do Notariado (UINL), que ocorreram entre 8 e 11 de maio, em Belgrado, na Sérvia. Como membro ativo do Conselho de Direção do Notariado Mundial, Guimarães foi uma das vozes do Brasil durante os debates em torno principais temas de desenvolvimento e para o futuro da Atividade Notarial internacional.

A agenda das reuniões foi intensa e abrangente, com grupos de trabalho que debateram desde a responsabilidade civil dos notários até a formulação de um novo Código Internacional do Notariado. Os representantes do notariado brasileiro, dentre os quais o Conselheiro de Direção da UINL - Ubiratan Guimarães – levam as experiências e conhecimentos do Brasil para a colaborar nas propostas de procedimentos notariais em âmbito global. O documento tem como objetivo reforçar princípios da atuação dos notários em todos os países do mundo, notadamente os que ainda estão em fase de elaboração de seus estatutos nacionais. Segundo o tabelião Ubiratan Guimarães, o trabalho “visa a criar uma unidade técnico-jurídica que preserve os princípios do notariado e estabeleça práxis da atividade que sirvam de lastro para novos membros e demais colegas internacionais em seus respectivos países”.

O evento foi marcado, ainda, por um momento de solidariedade com o conselheiro Flávio Fischer, que representou o Rio Grande do Sul e solicitou apoio internacional para a reconstrução das áreas afetadas pela recente catástrofe natural em seu estado.
e-Notariado
Em momento de destaque, o Tabelião de Barueri – Alphaville capturou a atenção global com uma apresentação sobre o e-Notariado. Representando o Notariado Brasileiro durante o Conselho de Direção da UINL, na última quinta-feira (9), Ubiratan detalhou as funcionalidades e o impacto significativo do e-Notariado, uma iniciativa que revolucionou os serviços notariais no Brasil. Com mais de 3,5 milhões de atos eletrônicos já realizados, a plataforma demonstra não apenas sucesso, mas também a eficiência e segurança jurídica que oferece à sociedade brasileira.

O Tabelião destacou especialmente a usabilidade e versatilidade do e-Notariado, apontando para as futuras implementações como as Smart Escrituras, que prometem transformar o panorama notarial. A inovação em desenvolvimento pelo Colégio Notarial do Brasil visa a agilizar ainda mais os processos, trazendo maior praticidade e precisão inigualáveis para os atos notariais.

“O entusiasmo com que as novidades foram recebidas reflete o reconhecimento internacional do Brasil como um dos exemplos em modernização tecnológica no âmbito notarial”, disse Ubiratan.

Com os olhos agora voltados para a Assembleia Geral da UINL, que acontecerá em outubro/novembro, em Portugal, o Tabelião de Barueri - Alphaville continua a desempenhar seu papel – juntamente com os demais conselheiros do Brasil - nas decisões estratégicas que moldarão o futuro do notariado mundial.